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5 dicas para a internacionalização de empresas em tempos de transformação digital

Atualizado: 10 de mai. de 2022


Você sabia que a transformação digital possibilita a internacionalização de empresas no mundo? Isso se dá pelo fato de as corporações poderem atuar remotamente em qualquer lugar.


De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a transformação digital abriu novas oportunidades no mercado, pois facilita e agiliza a rota da internacionalização dos negócios, possibilitando que empresas pensem em trabalhar no exterior em tempo real e remotamente.


Esse modelo permite que não existam tantas barreiras para que uma empresa se expanda internacionalmente, podendo ofertar seus serviços em outros países. Porém, se engana quem pensa que esse processo é simples.


Neste post você encontra informações atualizadas sobre a importância da internacionalização, bem como 5 dicas essenciais para expandir sua empresa pelo mundo. Boa leitura!


Qual a importância da internacionalização de empresas?

É muito comum que as empresas tenham como meta a expansão internacional dos seus negócios. Esse desejo é praticamente unânime e, às vezes, pode até parecer apenas um sonho distante.


No entanto, através da globalização, o que era apenas um sonho, passa a se tornar uma realidade cada vez mais próxima e palpável.


Esse processo de internacionalização de empresas surge como uma solução mercadológica para corporações, que desejam escapar da competitividade do comércio local ou simplesmente expandir seus negócios além das fronteiras nacionais.


A internacionalização de empresas permite que as organizações incrementem sua autoridade e possam mostrar serviços ou produtos de qualidade e seus diferenciais através da comunicação corporativa intercultural em um mercado diferente do seu de origem.


Um exemplo prático de internacionalização, é a cerveja Corona, pertencente ao Grupo Modelo do México. Eles foram um dos primeiros a vislumbrar a exportação de cerveja para o mercado internacional e se tornaram uma das marcas mexicanas mais lembradas.


Atualmente, é a bebida mais exportada e vendida do país e isso tudo aconteceu, graças a uma ótima estratégia de marketing e internacionalização, permitindo que a marca se tornasse autoridade no que diz respeito a cervejas.



Quando começar o processo de internacionalização?


A internacionalização de empresas é um processo desafiador para qualquer negócio. Inclusive, não existe uma forma de prever qual tipo de empresa está mais bem preparada para o mercado internacional.


O que determina se seu negócio está pronto, são seus produtos e serviços, além da motivação para a comunicação corporativa intercultural que tenham os membros da equipe, que pode ser o seu diferencial.


Além disso, outros fatores precisam ser analisados antes de decidir fazer o processo de internacionalização, como, por exemplo:


  • A demanda no país para onde deseja expandir sua empresa;

  • Situações burocráticas e financeiras do país;

  • Pesquisas de mercado e análise de riscos;

  • Verificar se sua equipe está preparada para essa etapa;

  • Conhecer estratégias de internacionalização de empresas;

  • Estar por dentro do contexto sociocultural e político do país.


Perceba que todos esses fatores interferem diretamente ou indiretamente no processo de expansão internacional de empresas, bem como nos seus negócios. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, é importante estudar todos esses contextos e entender se a situação é realmente favorável para a sua empresa.


5 dicas de como conduzir a internacionalização de empresas


Agora, que você entendeu a importância da internacionalização de empresas e qual o melhor momento para expandir, deve estar procurando formas de conduzir esse processo, não é mesmo?


Por isso, estamos trazendo para você, 5 dicas de sucesso para iniciar a jornada internacional da sua empresa, vamos lá!


1. Escolha o mercado de internacionalização


Visto que já está definido que a internacionalização pode ser vantajosa para os negócios, o indicado é definir qual mercado será mais adequado para sua empresa, identificando qual o melhor país e até mesmo mais lucrativo.


O que pode ajudar nessa escolha, é analisar questões como:


  • Motivação intercultural e territorial;

  • Número de concorrentes no país;

  • Familiaridade com o idioma;

  • Incentivos fiscais e outros.


É válido até mesmo realizar um estudo prático para entender o funcionamento cultural, político e social do país, bem como as suas particularidades mercadológicas.


Por fim, tudo isso pode ser feito através de uma consultoria empresarial com profissionais que sabem o idioma, regimentos culturais e logísticos do local em questão.


Aproveite e conheça a Metodologia Trailing, que auxilia profissionais e organizações com atuação internacional a atingirem o sucesso na comunicação intercultural para negócios.


2. Fortaleça o posicionamento da empresa


Na hora de expandir a empresa para o exterior, é importante ter em mente que talvez seja preciso se adaptar ou fortalecer o posicionamento da sua empresa.


Mas, por que isso? O Brasil é um país com idioma, legislação, cultura e política diferentes dos demais, portanto o que funciona aqui, talvez não funcione em outro lugar.


Sendo assim, esse fortalecimento e adequação da marca, abrirão possibilidades da sua empresa ter uma posição mais dominante no mercado internacional, assim, ganhando mais autoridade e reconhecimento.


3. Compreender a cultura local


Outro fator importante é ter uma boa compreensão da cultura local, pois isso pode ser fundamental até mesmo na hora de se relacionar com clientes ou se comunicar com eles.


Todos os serviços e produtos precisam passar por uma análise relativa à estrutura organizacional do país. Alguns pontos que devem ser considerados, são:


  • políticas de recursos humanos;

  • cultura de consumo;

  • costumes;

  • fatores econômicos do país.


Perceba que todos esses fatores consideram a região que os clientes ou os outros membros da empresa habitam.


4. Conheça a legislação para comercialização


Cada país tem suas próprias regras e leis e isso não é novidade. No entanto, é essencial conhecer a legislação que fundamenta a comercialização dos serviços da empresa.


Nesse sentido, em caso de regulamentações muito complexas, cabe acionar uma assessoria jurídica para garantir que a empresa esteja seguindo todos os trâmites necessários.


5. Aprimore a comunicação corporativa intercultural


O conhecimento é um diferencial na hora do processo de internacionalização da empresa. Graças à transformação digital, não só é possível ter contato direto com clientes de todo o mundo remotamente, mas também aproveitar as vantagens dos treinamentos online para os colaboradores.


Sendo assim, dispor de pluralidade cultural através do treinamento do conhecimento intercultural na comunicação corporativa é o ponto fundamental para não haver barreiras no diálogo entre a equipe local, internacional e os clientes.


Por isso, sabendo que o processo de internacionalização de empresas requer preparo na interculturalidade, a Trailing oferece serviços de consultoria e treinamentos, que vão muito além de apenas um curso de Idiomas.


Conheça o PROGRAMA PREMIUM CONSULTORIA EMPRESARIAL, um dos programas da Trailing , especialmente concebido para organizações envolvidas na internacionalização de serviços ou produtos.


Confira as vantagens que sua empresa pode aproveitar ao contratar o PROGRAMA PREMIUM CONSULTORIA EMPRESARIAL:


  • Acompanhamento contínuo dos canais, conteúdos e mensagens utilizados no processo de internacionalização da empresa;

  • Diagnóstico das competências interculturais de colaboradores e candidatos;

  • Necessidades de treinamento linguístico intercultural da empresa;

  • Programa intercultural de capacitação em idiomas da empresa.


Com o PROGRAMA PREMIUM CONSULTORIA EMPRESARIAL sua companhia tem à disposição uma equipe especializada no idioma ou idiomas escolhidos. Assim, você consegue aprimorar a comunicação das equipes nos canais onde se encontram seus clientes.


Quer transmitir uma imagem corporativa sólida, sendo uma marca que fala a língua dos seus consumidores, no tom que eles preferem? Que tal conversar com um de nossos especialistas?


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