top of page

Equipes multiculturais: uma oportunidade para as empresas modernas

Atualizado: 29 de abr. de 2022


Você sabia que o Brasil tem mais de 100 mil imigrantes com carteira assinada? E que para expandir seu crescimento, firmar a marca da empresa e atingir a internacionalização, cada vez mais, as companhias precisam de equipes multiculturais?


É claro que você pode pensar, e está muito certo, que para apostar em colaboradores estrangeiros e assim formar uma equipe multicultural e conquistar o mercado internacional, é preciso ter uma estratégia definida.


Neste post, além de 3 ações essenciais que impulsionam os resultados da equipe, vamos mostrar 3 vantagens da pluralidade cultural nas empresas, e entre elas, está o aumento da produtividade.


Segundo estudos, a produtividade brasileira é a mesma há 30 anos, e isso é um dado preocupante. Por isso, para se destacar e estar fora desse parâmetro, continue conosco e saiba mais sobre as equipes multiculturais!


O que são equipes multiculturais?


Uma equipe multicultural é formada por integrantes provindos de diferentes culturas, etnias e nacionalidades.


Por definição, a multiculturalidade está presente também entre nativos do mesmo país, porém neste post abordamos este fenômeno fundamentalmente nas equipes integradas por pessoas de nações diferentes.


Por conta das diferenças culturais que ocasionalmente irão ocorrer, é preciso que a empresa e seus colaboradores estejam munidos de estratégias que diminuam os ruídos na comunicação.


Assim, as atividades realizadas pelas equipes multiculturais serão desempenhadas de forma satisfatória e as diferenças entre os profissionais serão ferramentas que consolidarão a marca da empresa e não um impasse para o sucesso dela.


Porém, para que isso ocorra, não basta somente montar uma equipe com colaboradores de países variados e fazê-los com que trabalhem juntos. Mais do que isso, é necessário elaborar uma estratégia multicultural pensada nos bons resultados que a equipe pode conquistar.


Ter uma estratégia é pensar e dar cada passo com sabedoria. Você sabia que a inteligência emocional e cultural são requisitos fundamentais em organizações que buscam espaço em território internacional?



Como trabalhar com equipes multiculturais?


1. Desfazer a barreira do idioma


Esse é o principal impasse em uma equipe multicultural e a primeira escolha sábia e estratégica a se fazer, no momento em que se opta por uma equipe com essa característica.


Portanto, saber se comunicar de forma satisfatória em inglês e espanhol, idiomas estrangeiros mais requisitados no mercado de trabalho, é primordial. Sem esse conhecimento, a comunicação não será efetiva e a transmissão das ideias não ocorrerá da maneira desejada.


Nesse caso, optar por um treinamento especializado em comunicação corporativa intercultural é o ideal. Pensando em solucionar essa questão, a Trailing conta com programas estratégicos pensados para atingir resultados voltados ao mercado de trabalho no âmbito internacional.


2. Compreender costumes e tradições culturais


Aprender um novo idioma não é somente ser capaz de realizar uma tradução literal do vocabulário.


Em resumo, é preciso compreender que há formas de se comunicar verbal e não verbalmente, além de outros comportamentos pessoais e profissionais que diferem dependendo da cultura dos países em questão.


Um exemplo: norte-americanos tendem a ser mais diretos e utilizam palavras mais francas ao dialogarem. Os brasileiros, por sua vez, são mais calorosos. Se um brasileiro não tem essa ciência, acaba achando que o norte-americano está sendo grosseiro e pouco receptivo.


3. Se adaptar ao comportamento intercultural


Além de entender os costumes de comunicação verbal, em uma equipe multicultural é fundamental que todos os colaboradores estejam dispostos a respeitar as diferenças de cultura, tradição e comportamento uns dos outros.


E isso vai além da comunicação verbal. Trata-se de compreender e moldar o comportamento intercultural.


Em algumas culturas, por exemplo, o dia de finados (ou dia de los muertos) é tão importante quanto o carnaval (que tampouco existe em outros países), assim como o Dia de Ação de Graças, comemorado em algumas culturas e que pouco sabemos sobre.


Na Argentina, é comum os homens se cumprimentarem com beijo no rosto, o que pode ser visto com estranheza por nativos de outros países, nos quais o aperto de mão é o máximo dos comprimentos, até mesmo com o sexo oposto.


Ou seja, para manter a harmonia em uma equipe multicultural, o conhecimento intercultural, a comunicação, a compreensão e o respeito dessas diversidades culturais são os principais pilares.



Quais as vantagens de uma equipe multicultural?


1. Aumento da inovação e criatividade


Com a diversidade de conhecimento de mundo, visões e inteligências interculturais, a criatividade se desperta e os processos são realizados com mais naturalidade ao mesmo tempo que problemas são solucionados mais agilmente.


Desse modo, isso faz com que ideias inovadoras surjam e transformem a equipe multicultural em uma fonte de bons negócios!


Acreditamos que já tenha ouvido a expressão “agora você está falando a mesma língua que eu.” Isso se deve ao fato de que comunicar-se “na mesma língua” é, de fato, importante para a comunicação concreta.

2. Mais produtividade e motivação


Porque o caminho de uma equipe criativa e inovadora é o caminho da produção! A produtividade aumenta quando os processos estão bem alinhados, e assim, a motivação também é elevada.


Afinal, uma equipe criativa, inovadora, capaz de gerir os eventuais problemas, é consequentemente mais produtiva, e por isso, sente-se motivada. Isso atrai talentos. De fato, 67% dos candidatos que procuram emprego preferem trabalhar numa empresa com equipes multiculturais.


Pessoas com pensamentos e vivências iguais, dificilmente trarão novos parâmetros e concepções à empresa. Uma equipe multicultural traz uma nova perspectiva e esse é um fator positivo para os negócios, principalmente em empresas que almejam a internacionalização.


3. Maior reputação


A consequência dos fatores anteriores não poderia ser outra senão o aumento da reputação e da consolidação da empresa em seu segmento.


Uma equipe bem estruturada e que desempenham suas funções de forma dinâmica e criativa, gera aumento de resultados, e com isso, é claro, a imagem da empresa passa a ser levada em consideração com maior prestígio.


Um exemplo é o Mercado Livre. O marketplace tem colaboradores diretos em mais de 7 países da América Latina, além do Brasil. O coração do trabalho nesta organização de sucesso são as equipes multiculturais.


Ficou animado? Então, se você precisa atingir esse conhecimento que vai além da língua, na Trailing encontra muito mais do que um treinamento tradicional no idioma estrangeiro.


Ao contratar os serviços da Trailing, você obtém:


  • Treinamentos de idiomas personalizados com foco na interculturalidade, desenvolvidos de forma online ao vivo com especialistas altamente qualificados;

  • Resultados concretos, expressados em KPIs previamente combinados com o usuário;

  • Participação ativa em um ambiente virtual de treinamento interativo e flexível em total sincronia com as necessidades do cliente;

  • Total flexibilidade nos horários; sem penalidades por cancelamentos acima da hora;

  • Acesso a uma metodologia customizada que permite modificar o Programa de Treinamento conforme as necessidades que possam surgir durante o processo.


Vem com a gente para construir juntos relações de sucesso com respeito pela diversidade cultural.


Se ainda tem dúvidas, dá uma olhadinha no que os nossos clientes estão falando sobre suas experiências com nossos programas!


Está pronto para estar em uma equipe de sucesso e alavancar sua vida profissional? Fale conosco pelos contato aqui abaixo:


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page