top of page

Comunicação intercultural: um skill relevante para C-levels


c-level em reunião de negócios

A comunicação é uma habilidade importante para qualquer profissional e muito mais para um C-Level, que almeja conquistar sucesso em uma empresa internacional. Mas será que você sabe quais são os skills necessários para alcançar os objetivos de um negócio?


Partindo desse princípio, a pesquisa realizada pela Harvard Business Review, afirma que um executivo C-Level precisa desenvolver habilidades para liderar os negócios de uma empresa, por meio de uma boa comunicação, colaboração e pensamentos estratégicos.


Esse profissional deve estar alinhado aos diversos setores, planejamentos e políticas que movimentam o negócio. Por isso, a importância de investir em cursos e treinamentos corporativos que o capacitem para o processo de internacionalização de empresas.


Pensando nisso, no post de hoje você encontra os principais motivos para um C-Level investir no aprimoramento da comunicação intercultural e começar a alcançar maior destaque em empresas internacionais.


Confira!


O que é um C-Level?


Os C-Level são profissionais que ocupam cargos executivos em empresas. Eles são responsáveis por gerenciar âmbitos importantes do setor corporativo e por tomar decisões estratégicas de forma autônoma.


De forma simples e prática, o termo “C-Level” também pode ser chamado de “C-Suite”. Na língua portuguesa, pode ser traduzido como “cargos de chefia” e é usado para denominar executivos seniores mais altos na hierarquia empresarial.


Cargos de alto escalão em empresas nacionais e internacionais, precisam contar com profissionais de sucesso, que se destaquem dos demais no mercado. Mas como saber se você está atingindo o crescimento profissional necessário para esse tipo de cargo?


É importante ter em mente que uma posição C-Suite conta com algumas das seguintes habilidades:

  • Capacidade de liderança;

  • Conhecimento a respeito dos fundamentos da empresa;

  • Desenvoltura para lidar com a diversidade organizacional;

  • Ofereça insights e tomada de decisões;

  • Preparo para lidar com equipes multiculturais.

Dentre as tantas habilidades necessárias, as citadas anteriormente são alguns dos diferenciais importantes para profissionais da área.


Quer conhecer outras habilidades que também são importantes? Conheça agora os principais skills para conseguir trabalho no exterior em 2022


Qual a importância da comunicação intercultural para um C-Level?


Todo C-Level que deseja se inserir ou já está inserido em uma organização internacional, precisa estar atento ao viés intercultural presente nas empresas. Falar a língua dos clientes e parceiros, no tom que eles preferem, é um desafio possível.


Só que para isso o C-level deve priorizar o seu próprio conhecimento intercultural, uma das dimensões mais importantes para desenvolver a habilidade de se relacionar com situações, bem como pessoas de culturas diversas.


Em empresas internacionais, o viés da comunicação intercultural se torna ainda mais importante, visto que esse conceito integra fatores socioeconômicos, políticos, jurídicos, entre outros que fazem parte tanto da cultura interna quanto externa da organização.


O desenvolvimento de uma comunicação intercultural, é importante para que o C-Level esteja preparado para dialogar de forma humanizada e entender as diferenças culturais, tanto com os clientes, quanto com equipes que não falam o mesmo idioma.


3 dicas para aprimorar a comunicação intercultural dos C-Levels


Você sabe utilizar a comunicação intercultural corporativa a seu favor? Líderes empresariais precisam contar com esse requisito e assim estar melhor preparados para o processo de internacionalização de empresas.


Confira abaixo 3 dicas que vão ajudar você nessa etapa profissional:


1. Estratégia intercultural


A estratégia intercultural possibilita que um profissional C-Level esteja preparado para traçar estratégias de negócios focadas em atender as diferentes culturas, bem como exercer uma comunicação intercultural.


Isto é, essa dimensão da inteligência cultural, propõe humanizar o processo de internacionalização da empresa. Mas de que forma aplicar a estratégia intercultural?


  • Colocar o diálogo como ponto-chave;

  • Desenvolver estratégias que atendam às diferenças sócio-culturais;

  • Integrar ações previamente definidas com o intuito de interagir de forma eficaz em situações de interculturalidade.


2. Gestão da motivação intercultural


Imagine-se como um líder C-Level em uma empresa internacional, você acredita que consegue se adaptar e direcionar sua energia para entender diferentes culturas? A gestão da motivação intercultural funciona para te ajudar nessa questão.


Mas de que forma? A dimensão motivacional auxilia na hora de você se adaptar em ecossistemas de interculturalidade organizacional, pois por meio dela, é possível desenvolver confiança suficiente para lidar com a diversidade e os possíveis obstáculos.


Quer mais dicas para aumentar a motivação intercultural na equipe? Descubra o passo a passo para melhorar a motivação na comunicação corporativa intercultural.


3. Conhecimento intercultural


Líderes empresariais precisam contar com um grande diferencial comunicativo na hora de se inserir em empresas que estão em processo de internacionalização.


Graças à tecnologia e aos ambientes virtuais de aprendizado, é possível aproveitar as vantagens dos treinamentos online e ter acesso a cursos personalizados para as necessidades comunicativas do C-Level.


É bastante evidente que um profissional do alto escalão, precisa ter um bom domínio do idioma para obter uma boa comunicação corporativa. Contudo, o conhecimento intercultural solicita mais do que saber falar vários idiomas.


Sendo assim, realizar um treinamento que possibilite fortalecer o conhecimento intercultural na comunicação corporativa, é essencial para evitar barreiras no diálogo entre toda equipe da empresa e os clientes.


Você sabia que empresas como a Trailing oferecem treinamentos customizados em Idiomas focados na comunicação intercultural para executivos de alto nível?


Através da Metodologia Trailing, o C-Level que deseja se especializar e se preparar ainda mais para o mercado internacional pode contar com um treinamento personalizado para suas necessidades específicas.


Conheça o Programa Premium C-LEVEL


O Programa Premium C-LEVEL da Trailing, põe à disposição do líder empresarial um consultor especializado no idioma escolhido pelo executivo, por 6 ou mais horas mensais, distribuídas de maneira flexível para treinar skills importantes para a comunicação.


O treinamento customizado em idiomas para executivos de alto nível é desenvolvido na Plataforma Trailing, construída para atender os mais diversos tipos de profissionais que almejam alcançar o sucesso na carreira por meio de um ensino de idioma intercultural.


E sabe o que é melhor? Tudo isso conforme o seu tempo, no estilo direto ao ponto para atender às suas necessidades individuais e organizacionais.


Confira os principais benefícios do Programa Premium C-Level:

  • Treinamentos de idiomas de forma personalizada e focado na interculturalidade;

  • Aulas desenvolvidas online e ao vivo com especialistas de alta qualificação;

  • Resultados reais e concretos, demonstrados em KPIs combinados de antemão com o usuário.

Quer adquirir isso e muito mais? Conheça os Programas da Trailing e escolha o que se adequa melhor a sua necessidade.


Não perca mais tempo, entre em contato hoje mesmo com um especialista da Trailing e comece a traçar o caminho para consolidar uma carreira internacional de sucesso!


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page